sábado, 10 de abril de 2021

A explosão de cores no papel fotográfico reproduzindo o que se focou com a lente da máquina, é uma foto. Sim, aquilo é uma foto. Não é algo feito por uma impressora.

Digital Não é fotografia: É imagem impressa. Fotografia é luz-em-grão revelada por meio fisico-químico e depois ampliada através da luz que passa pelo negativo, sensibilizando os grãos de haleto de prata, no papel fotográfico, parindo, gerando uma foto. Sim, aquilo é uma foto. Não é algo feito por uma impressora. É algo que nasce, não é algo que se pinta. Chamar de fotografia o que existe num visor enquanto animado por eletricidade, não é foto; chamar de foto o que é pintado por uma impressora, num papel por mais que seja especial, também não e foto.


Fotografia: Plantar a luz em um material físico, o negativo, revelá-los com outro material físico e químico ao mesmo tempo, e depois, ao lançar a luz sobre o negativo, tem-se a "festa das cores" em cima do papel Fotográfico, composto por micro-haletos de prata, chamados de grãos, e fazer com que eles gerem uma luz dentro do papel fotográfico, criando-se ai, a FOTO. Não é uma impressão, é um processo mágico onde moléculas se transformam CORES! Isso é FOTO!
os grãos e

Alterar um fato é uma forma de subversão da realidade e de um conceito sólido e estabelecido. Porque não admitem que criaram a imagem eletronicamente paralisada e impressa? Ou que pediram emprestado um papel fotográfico para estimular o surgimento de uma foto? Imagem digital impressa é outra coisa, pode ser até melhor para muitos.

Joaquim Martins Cutrim, 10 de Abril de 2021. Que volte a Fotografia de Verdade, a Explosão de Moléculas Coloridas do Papel Fotográfico. 

Este é Blog Registrado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.